Já se tornou comum aqui no blog a pauta participação de mercado. Com as empresas chinesas se aproximando cada vez mais das tradicionais marcas sul-coreanas e norte americanas, a discussão sobre uma possível troca de lugares no ranking de vendas tem esquentado cada vez mais.
Agora, em mais um capítulo dessa interessante disputa temos a Huawei. Segundo o Economic Times, Allen Wang, diretor de produtos da empresa, afirmou que, em dezembro de 2016, a chinesa superou a Apple em vendas com 13,2% contra 12% da rival. Em números a Huawei teria vendido 139 milhões de smartphones em 74 países (o Brasil não tem aparelho da marca vendido de forma oficial).
Como vimos aqui no Tecno Explore em maio, a Huawei está realmente perto de conseguir ultrapassar a Apple, segundo relatório do primeiro trimestre de 2017, mas essas informações ditas por Allen são difíceis de serem verificadas, já que calcular o percentual de vendas mês a mês é algo difícil de ser feito. O que mais costuma ser realizado é uma apuração trimestral, no qual há um maior tempo para que os dados sejam mensurados e publicados.
Além disso, ele disse que a Huawei superou a Samsung em alguns países, mas não especificou quais seriam e muito menos em quantos smartphones a mais a chinesa teria superado a sul-coreana.
A Huawei está muito perto e provavelmente nos próximos anos deve conseguir ultrapassar a Apple, principalmente pela dificuldade que a Maça tem em ter sucesso no mercado natal da rival, a China. Mas, ainda é cedo para se fazer tais afirmações. O que deve ter acontecido foi uma simples empolgação de Allen com os números da empresa, mas é melhor que ele continue focado no caminho certo já que a Huawei está próximo, mas ainda não superou a sua grande rival.
Fonte: The Economic Times e PhoneArena
Via: Olhar Digital