De acordo com um relatório divulgado recentemente pela IDC, a Dell conseguiu abocanhar 26,3% do mercado de PCs no primeiro trimestre desse ano, que se encerrou em março. Além disso, a gigante de PCs teve um aumento de 27,7% no volume de máquinas embarcadas, o que representar simplesmente o maior crescimento desde o último trimestre de 2014.
Os dados do IDC também revelam que nesse mesmo período da Dell liderou as três principais categorias de computadores: 24,7% das vendas de desktops, 27,2% das vendas de notebooks e 55,5% das vendas de workstations. Essa liderança da Dell vem desde 2015 sendo que no primeiro trimestre de 2017 ela abocanhou 38,4% do total de vendas de computadores para empresas e 19,7% das máquinas comercializadas para usuários domésticos.
Vale ressaltar que a IDC divulgou recentemente um relatório que mostra que o mercado de PCs voltou a crescer em 2017, algo que não acontecia desde 2012, o que deve aumentar ainda mais o número de máquinas vendidas pela Dell e outras fabricantes que ainda investem nesse setor. Mesmo que o aumento de 5% nas vendas seja modesto e que o preço médio de gasto em uma máquina nova tenha caído 22% (saindo de R$2.750 no primeiro trimestre de 2016 para R$2.141 no mesmo período esse ano), o brasileiro ainda investe na compra de notebooks e desktops e esse mercado ainda pode trazer felicidade às empresas que se dedicam a ele.
Fontes: Dell Brasil e ComputerWorld