Com uma população de mais de 1 bilhão de habitantes, não é de se estranhar que nos últimos anos várias empresas de tecnologia com atuação forte aqui no Ocidente tenham se interessado pela China. Mas, no caso da Samsung, esses esforços nesse país tão populoso não estão surtindo efeito algum.
Segundo um relatório divulgado pela Counterpoint, as vendas da sul-coreana caíram 60% no primeiro trimestre de 2017. Essa queda fez a participação da gigante minguar de 8.6% para 3.3%, com apenas 3.5 milhões de smartphones vendidos.
Como você percebe no gráfico abaixo, apenas as marcas locais tiveram sucesso: a VIVO, Oppo e Huawei tiveram um crescimento bem generoso.
Vários são os motivos apontados para toda essa dificuldade. As marcas locais oferecem preços bem menores do que os praticados pela Samsung e Apple, isso sem contar com o marketing direto e mais próximo.
Abaixo dá para perceber a queda enorme nas vendas da Samsung se comparado o primeiro trimestre desse ano ao mesmo período do ano passado.
Com esses números dá para perceber que a Samsung será obrigada a praticar preços bem menores do que ela está acostumada. Assim como a Apple, manter margens de lucro altíssimas em um mercado extremamente competitivo como é o chinês não é uma boa estratégia a curto prazo.
Ao contrário do que acontece aqui no ocidente, lá eles não compram o smartphone pela marca e sim pelo custo benefício. Ou seja, se ela quiser frear essa queda vertiginosa, mais investimentos deverão ser feitos,com uma margem de lucro menor.
Caso tais medidas não sejam tomadas, a Samsung corre o risco de ter um traço de participação, o que pode obrigar a sua saída da China.
Fontes: Android Authority e AndroidGeekPT