Sendo o primeiro relatório financeiro de 2017 e o primeiro da era do G6, havia uma certa expectativa quanto aos resultados da LG, que anunciou vários produtos na CES desse ano, em janeiro. E, para a alegria dos investidores e fãs da marca, a sul-coreana está passando por uma boa fase.
As receitas referentes ao primeiro trimestre de 2017 foram de KRW 14,66 trilhões (US$ 12,70 bilhões), resultado 9,7% superior ao mesmo período do ano passado. O lucro operacional dobrou no primeiro trimestre, chegando a KRW 921,5 bilhões (US$798,3 milhões).
Para desmembrar e conferir detalhadamente a soma das quantias que chegaram a esse número, confira a seguir o resultado por setor.
LG Home Appliance & Air Solution Company
A receita dos produtos responsáveis por eletrodomésticos simples e smart reportou uma receita de KRW 4,64 trilhões (US$ 4,02 bilhões), um aumento de 15% em relação ao trimestre passado e de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo o relatório, isso se deve ao forte desempenho na Ásia e aqui, na América Latina. Quanto aos produtos, os que se destacaram são as vendas domésticas que subiram 33% na comparação ano sobre ano, devido às lavadoras de roupa TWINWash, ar condicionado e refrigeradores.
A perspectiva da LG é a de que haja uma melhora nos negócios tanto na Ásia quanto na América Latina que, nos últimos relatórios, tem mostrado crescimento.
LG Home Entertainment Company
O resultado mais impressionante de todos fica com essa divisão da LG. Ela teve nada mais, nada menos do que a maior margem operacional já registada: 8,8%. As vendas totalizaram KRW 4.33 trilhões (US$ 3,75 bilhões) o que se deve, em grande parte, segundo a LG, a venda de produtos premium, da melhora na estrutura de custos e na maior flexibilidade no aumento de preços dos painéis.
Quanto ao futuro a sul-coreana espera que na América do Norte, América Latina e Ásia a demanda por TVs continue positiva, alimentada pela popularidade das TVs OLED, Ultra HD e do lançamento da nova W, TV OLED LG SIGNATURE.
LG Mobile Communications Company
Passado o tenebroso efeito causado pelo fracasso do LG G5, a divisão mobile parece estar começando a se recuperar dos prejuízos. Reportando receita de KRW 3,01 trilhões (2,61 bilhões), alta de 4% em relação ao trimestre anterior e de 2% em relação ao mesmo período do ano passado, ela sentiu de imediato os efeitos da boa recepção no mercado que o G6 recebeu.
Foi feita a remessa de 14,8 milhões de smartphones nesse primeiro trimestre de 2017, uma alta de 10% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior. Segundo a LG, os responsáveis por esse aumento foram, em grande parte, as Américas.
A perspectiva da empresa não é tão otimista como o esperado, já que a LG conta com um aumento forte na concorrência de preços no segmento de massa e de outros modelos top de linha.
LG Vehicle Components Company
Por último, mas não menos importante, temos a divisão responsável por tecnologias em veículos inteligentes. As vendas reportadas chegaram a KRW 876,4 bilhões (US$ 759,2 milhões), uma alta impressionante de 48% em relação ao primeiro trimestre de 2016. O resultado se deve à colaboração da LG com a General Motors no automóvel Bolt.
Para o futuro é esperado que, com a manutenção dos aumentos em investimentos em P&D (pesquisa e desenvolvimento) os lucros desse ano sejam afetados.
Fonte das informações: LG do Brasil