Tradicionalmente as principais empresas de tecnologia do mundo tem os seus resultados divulgados amplamente e aguardados tanto pelos investidores quanto por aqueles que acompanham o mundo da tecnologia. A LG apresentou o seu último resultado e trouxe algumas surpresas boas e também resultados preocupantes entre os 4 principais setores da empresa. Vamos por partes.
A surpresa boa fica por conta da LG Home Appliance & Air Solution Company que teve um resultado 3% superior em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Regionalmente falando, os mercados em que a empresa se saiu melhor foram os europeus e asiático, onde esse parte da empresa tem uma presença ainda mais forte. O lucro operacional foi de US$ 305, 9 bilhões resultando em uma margem operacional sólida de 8%, alta de 40% ante o mesmo período do ano anterior.
Um ponto que reforça esse resultado positivo é que, mesmo com a forte variação cambial em países do Oriente Médio, África e América Latina, a empresa conseguiu bons resultados.
As notícias boas não param por aí. Na área de entretenimento chamada de LG Home Entertainment Company, teve o maior lucro operacional e margem de toda a sua história, com US4 340,4 e 9,2%, respectivamente. Isso, segundo a empresa, se deve ao fortalecimento nas vendas de TVs OLED e ULTRA HD de alto padrão em mercados importantes no mundo inteiro. Mesmo com o aumento no lucro, as vendas caíram 3,4 %, o que mostra que o que está sustentando esses excelentes resultados são produtos com altíssimo custo.
A receita foi de US$ 3,7 bilhões, o que foi praticamente igual à do trimestre anterior. Devido às vendas nessa época de fim de ano, a LG espera um aumento nas vendas, mas a rentabilidade deve ser afetada, já que os produtos de alto custo demandam um aumento no gasto com material, além dos gastos com propaganda que geralmente aumentam nessa época.
Agora chegamos à parte triste. A LG Mobile Communications Company totalizou US$ 2,3 bilhões de receita no terceiro trimestre o que representa uma forte queda de 23% em relação ao mesmo período em 2015. A queda nas vendas de dispositivos de alto padrão (LG G5 entre outros) com as despesas com ações de melhoria na estrutura do negócio contribuíram para o prejuízo operacional de US$ 389,4 milhões no trimestre.
Nesse período, a LG enviou 13,5 milhões de smartphones, com alta de 14% na América do Norte. As prioridades, segundo a empresa, são de aumentar as vendas do novo LG V20 e dos aparelhos da família K e X e finalizar as melhorias estruturais na divisão de celulares.
É nítida a influência que o LG G5 tem nesse resultado negativo. O aparelho, além de ser o que dá visibilidade à toda a linha de smartphones da LG, é o que tem capacidade de puxar o lucro para cima ou para baixo, nesse caso. Se a empresa aprimorar a ideia do G5, com certeza teremos um G6 muito mais interessante que a versão anterior, como disse na análise feita pelo aparelho.
Por último, temos a LG Vehicle Components Company que teve um crescimento forte nas vendas no terceiro trimestre totalizando US$ 602,2 milhões o que representa um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 6% em relação ao trimestre anterior. Um pequeno prejuízo de US$ 14,5 milhões, o que, segundo a LG, se deve ao aumento em investimento em pesquisa de desenvolvimento para apoiar um possível crescimento no futuro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da LG Brasil
Imagens: LG