A Microsoft Brasil é uma das gigantes da tecnologia que mais investe no Brasil. Uma prova disso é que ontem (8), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, assinou um acordo de intenções com a Microsoft Informática.
Essa iniciativa possibilitará o acesso à tecnologia de ponta para pequenos empreendedores, além de oferecer capacitação e estimular a inovação município. Na ocasião, estavam presentes o titular da SDE, Robinson de Castro, o diretor de setor público da Microsoft Brasil, Milton Larsen Burgese, além de representantes de startups do município.
Será oferecido pela Microsoft, a partir do acordo, conteúdos de capacitação básica em Tecnologia da Informações (TI) que poderão compor a grade curricular a ser oferecida por programas do município e disponibilizar conteúdo gratuito online de capacitação em TI. De acordo com a IDC, cerca de 40% das empresas brasileiras têm dificuldade em encontrar pessoal qualificado para preencher vagas, sendo que, atualmente, no país quase 18% dos jovens estão desempregados.
A intenção é que a partir desse acordo com uma das maiores empresas de tecnologia do mundo o município firme uma parceria para criação de um programa municipal de startups em Fortaleza- pontuou o titutlar da SDE, Robinson de Castro. Só para se ter uma ideia da quantidade de oportunidades disponíveis no setor, sendo a IDC, serão mais de 1 milhão (1.216.000) de oportunidades na área em todo o país.
Na Microsoft, nós temos um compromisso de longo prazo com o desenvolvimento e a competitividade do Brasil. Por isso, essa parceria com a Prefeitura de Fortaleza é fundamental para ampliarmos a atividade empreendedora na cidade. Também contribuiremos com o ecossistema local ao oferecer nossos programas de apoio às startups que contemplam várias das fases da jornada empreendedora de uma empresa- afirma Milton Larsen Burgese, diretor de setor público da Microsoft Brasil.
O acordo prevê, também, possibilidade de adesão ao Programa BizPark de formento ao empreendedorismo e desenvolvimento de empresas iniciantes (startups), que inclui acesso a software Microsoft de alta tecnologia, suporte técnico, treinamento de negócios e gerenciamento e visibilidade para statups que se enquadrem no regulamento do programa, com duração de três anos. Será oferecido, ainda acesso à ferramenta Windows Azure, uma plataforma na nuvem para criação e desenvolvimento de programas e serviços, facilitando a disponibilização de produtos/serviços de startups no mercado.
Fonte da imagem: Olhar Digital
Fonte das informações: Assessoria de Imprensa da Microsoft Brasil