Ano novo chegou (FELIZ 2016 PESSOAL!) e, para quem acompanha o mundo da tecnologia, os rumores com as novidades não devem demorar muito para começar a pipocar.
Será que teremos mais vestíveis? E o preço dos eletrônicos. vai disparar? Quais devem ser as tendências?
Frigideira inteligente, panela inteligente, geladeira inteligente...
Depois da chegada dos vestíveis com mais força nos últimos anos e da entrada da Apple neste meio no ano passado, esta, com certeza, deve ser uma das tendências que poderemos acompanhar este ano.
Geladeira inteligente, panela inteligente, porta-retrato inteligente... a tendência de quase tudo na nossa casa se tornar smart graças a internet das coisas.
E, depois de a Apple praticamente dominar os smartwatchs, apesar de ser uma das últimas gigantes a entrar no meio, vai fazer com que as outras empresas, com certeza, queiram recuperar o terreno perdido.
Force touch nos rivais?
Que a Apple não é mais referência em inovação, não é novidade, mas, é importante observar que a empresa da Maça mordida ainda continua sendo referência.
Um bom exemplo? O leitor de digitais. A Motorola, muito a frente do seu tempo, já havia lançado um aparelho com essa função a alguns anos atrás (Motorola Atrix), mas que acabou não dando muito certo. Anos depois a Apple, no momento certo, lançou o primeiro smartphone com esta função, o iPhone 5s, logo após isso, vimos uma enxurrada de aparelhos das rivais sendo lançados com o leitor de digitais. Efeito dominó.
Agora, talvez possamos ver a história se repetindo mais uma vez.
Fonte: Wired |
Preços? Para o alto e avante!
Agora vamos focar no Brasil. Já sabemos que a nossa economia vive uma forte recessão e isso se tornou um assunto muito comentado desde então, tanto que a palavra "crise" ficou nos trending toppics das rodas de conversas durante todo o 2015.
Infelizmente, o cenário não é dos melhores para 2016, o que deve acertar em cheio o preço dos eletrônicos vendidos em terras tupiniquins. Os incentivos, que reduziram o preço dos smartphones durante os dois últimos anos foram retirados, logo, não deve demorar muito para nos assustarmos (mais que o normal) quando passarmos em frente a alguma vitrine de uma loja.
Os lançamentos do último trimestre do ano passado são a prova viva de que o passeio em uma loja de eletrônicos pode se tornar um filme de terror.
Fonte: Revista Galeileu |
Este é o ano do Windows (phone) mobile?
Desde 2012 sempre leio em blogs e sites especializados em Windows Phone dizerem que o próximo ano é o ano do Windows Phone. E, como vimos, não foi bem assim que as coisas aconteceram.
Apesar de ainda ter uma participação bem pequena no mercado de smartphones, a Microsoft fez, durante 2015 uma série de investimentos e medidas para aumentar o interesse dos desenvolvedores na plataforma. Lançou Lumias mais baratos e trouxe algumas funções interessantes com o Continumm, e, provavelmente, veremos este ano se tudo isso terá algum efeito.
Com o lançamento eminente do Windows 10 e da Cortana em mais idiomas, talvez 2016 seja sim o ano do Windows Phone (ou não).
Fonte: Klgadgetguy.com |
E você? Na sua opinião, quais devem ser as tendências para este ano?