Desde o lançamento do primeiro Galaxy em 2010 a Samsung tem tido um aumento significativo nas vendas a cada lançamento se tornam lÃder e referência no mercado de smartphones.
Mas, com o lançamento do seu último top de linha, o Galaxy S5 no ano passado esse cenário mudou, já que, a empresa vendeu 40% menos do que esperava causando um certo incômodo e fazendo com que até o presidente da divisão mobile corresse risco de sair do cargo e realocado em outro setor.
Para alguns isso foi considerado até uma "crise", mas não é para tanto. O que aconteceu foi apenas uma diminuição nas vendas esperado por muitos consumidores e admiradores da marca por causa da nÃtida falta de novidades em relação a versão anterior do top de linha da empresa.
E agora? O que a Samsung precisa fazer para voltar a vender como antes? Veja a seguir:
Adotando o jeito Motorola de ser
Não só no Brasil, mas no mundo a Motorola se tornou um exemplo pelos seus preços atrativos e produtos bem mais baratos e de qualidade dos que o da concorrência. Seria interessante a Samsung seguir esse mesmo caminho já que essa é a tendência que veio para ficar. Hoje em dia o pensamento é diferente: "Para que eu vou pagar R$1200 em um aparelho se eu posso ter um de R$800 que é de ótima qualidade?".
A Samsung já lançou a linha A aqui no Brasil que é formada por ótimos aparelhos, mas o que desaponta mesmo é o preço que é bem maior que o da concorrência fazendo com que ainda não sejam muito viáveis, principalmente, para quem quer um aparelho da qualidade da linha A com um preço do Novo Moto G.
A Samsung poderia entrar no mercado de forma mais agressiva se baixasse o preço da linha A que é indiscutivelmente excelente, mas que acaba não cabendo muito no bolço na hora da compra.
Imagem da linha A formada pelo A3,A5 e A7 |
Com o passar do tempo a Samsung acabou ficando conhecida por ser uma empresa que tem uma Galaxia de smartphones. Os lançamentos durante o ano ao redor do mundo conseguem ultrapassar a marca de 20 ou mais aparelhos. Mas a empresa esta vendo que essa fórmula já não funciona mais como antigamente.
Pensando nisso, já é nÃtido ver em muitas lojas e shopping aqui mesmo no Brasil que já não encontra-se mais tantos Galaxys como a alguns meses atrás. Parece que a sul-coreana viu que a melhor alternativa agora não é atingir o maior número de gostos de smartphones e sim ter uma linha única bem destacada e com um objetivo bem claro, sem confusões.
Fonte: CNet |
Seria interessante a empresa continuar com essa filosofia já que ela já se mostrou bem sucedida até com empresas que não tem muita tradição no mercado de smartphones como a Asus que tem poucos smartphones mas que esta vendendo cada vez mais.
Vamos esperar e ver como será o grande lançamento de março o Galaxy S6 e quais outras medidas que a empresa pode tomar.
E você? Qual a sua opinião? Gostou do artigo? Você acha que precisa ser feito algo a mais que não esta escrito aqui? Deixe sua opinião nos comentários.
0 Comentários