A Black Friday no Brasil é um evento que vai crescendo a cada ano. Apesar de já ser uma data tradicional nos Estados Unidos, ela só teve sua primeira edição em terras tupiniquins a partir de 2010. Esse ano, o evento teve um considerável número maior de descontos verdadeiros ao contrário do que tivemos ano passado.
Confira a seguir uma análise do que teve de bom e de ruim em um dos eventos que mais movimentam anualmente o e-commerce brasileiro.
Promoções com preços bem interessantes
O que mais percebi na Black Friday desse ano é que os descontos foram bem mais substanciais que os encontrados no ano passado. Uma das empresas que mais se destacou, com certeza, nos smartphones foi a Nokia, que tinha o seu top de linha disponível no site do Submarino por apenas R$879. Esse preço é quase 1000 reais a menos que o preço oficial do aparelho:
Fonte: Tecno Explore |
Fonte: Tecno Explore |
Fonte: Tecno Explore |
Fonte: Tecno Explore |
Sites lentos, quedas constantes e erros
No ano passado, acompanhando os preços, principalmente depois da 00:00, os travamentos e congestionamentos nos sites foram constantes, mas com certeza esse ano foi pior.
Para comprar um produto que estava bem disputado, primeiro você tinha que conseguir entrar no site, isso só era possível depois que você enfrentava uma "fila virtual" que demorava bastante, cerca de 20 minutos ou mais.
O que eu realmente não entendo é o por que dos sites não se prepararem, já que o alto número de acessos já era esperado visto o aumento do crescimento no interesse de consumidores em comprar nesta data.
O que eu realmente não entendo é o por que dos sites não se prepararem, já que o alto número de acessos já era esperado visto o aumento do crescimento no interesse de consumidores em comprar nesta data.
Fonte: Tecno Explore |
Depois, se já não bastasse a demora para escolher o seu produto, ainda tive que conviver com erros de compra no carrinho. Toda a vez que tentava colocar algum produto no carrinho ele não aparecia e o que restava era a mensagem de "o seu carrinho esta vazio".
Fonte: Tecno Explore |
Várias são as reclamações que estão sendo feitas nos sites de ajuda ao consumidor. E o site Reclame Aqui também esta lotado de reclamações, principalmente sobre o site Submarino que atualmente é o líder em reclamações da Black Friday.
Descontos mais interessantes que os do ano passado
No ano passado o principal problema foram os preços maquiados, mas até agora, deu para perceber que esse problema sofreu uma redução. A quantidade de descontos verdadeiros aumentou consideravelmente esse ano, basta pesquisar.
Fonte: Tecno explore |
O maior problema mesmo são os erros técnicos que não foram poucos e acabam prejudicando o bom andamento da Black Friday, mas eles foram diminuindo no decorrer do dia, provavelmente por causa que volume dos acessos diminui um pouco.
Se fosse para fazer um balanço, por enquanto, desta Black Friday, com certeza, ele é mais positivo que o do ano passado trazendo descontos mais vantajosos e agradando um maior número de consumidores.
E você? O que esta achando da Black Friday? Deixe sua opinião nos comentários.
0 Comentários