Concorrentes competentes
Windows Phone 8, Blackberry 10, Firefox OS, Ubuntu Touch e Tizen OS, esses são os principais sistemas concorrentes do IOS e Android, e se pararmos para analisar, todos eles tem as suas chances. Descreverei a seguir, resumidamente, como cada um se destaca com as suas próprias características.
Windows Phone 8 - com uma campanha de marketing pesada, e contando com a Nokia como a sua principal parceria, o sistema operacional móvel da Microsoft ainda pode crescer muito. Mesmo com algumas notícias um tanto quanto tendenciosas publicadas por alguns sites de tecnologia, o Windows Phone tem sim potencial.
Blackberry 10 - querendo conquistar o mercado corporativo perdido principalmente para a Apple, a Blackberry ( antiga Research In Motion), tem investido pesado na sua nova plataforma. tanto é que segundo rumores a empresa planeja lançar até 6 novos smartphones ainda este ano. Principalmente depois de ler opiniões sobre pessoas no meio corporativo, parece que a empresa esta reconquistando o mercado perdido.
Firefox OS - com o Brasil sendo um dos primeiros a receber a plataforma, e focado principalmente no mercado de baixo-custo a plataforma móvel da Mozilla, pode não ser uma das mais badaladas, mas promete ter um ótimo desempenho em smartphones de menos custo.
Ubuntu Touch - com um forte apoio da comunidade do software livre,mais até que o Android que é considerado o sistema mais fechado entre as plataformas abertas, o Ubuntu Touch pode ser considerada o grande concorrente do Android. Com um interface diferente do sistema operacional da Google, este sistema promete dor de cabeça ao Android. Pra quem ainda não sabe, o seu lançamento esta previsto para 2014.
Tizen OS - o sistema operacional, hoje "da Samsung" não se tem muitas informações, mas promete receber investimentos pesados por parte da Sul-coreana.
Imagem do Ubuntu Touch |
Mesmo com grandes concorrentes, como eu citei acima, desacredito em uma perda de espaço em um curto espaço de tempo. Mesmo sendo grandes concorrentes, a fidelidade que as pessoas tem ao Android e ao IOS, pode atrapalhar o crescimento rápido destas plataformas.
Mas, como o mundo da tecnologia às vezes prepara algumas surpresas, sou adepto da hipóteses de que alguma hora pode acontecer algo repentino que acelere a adesão destes novos sistemas.
Assim como na época do Symbian em que praticamente ninguém imaginava que a plataforma móvel que tinha a Nokia como protagonista iria perder mercado e iria entrar em esquecimento, não consigo desconsiderar que um dia novos sistemas móveis vão assumir o lugar hoje ocupado pelo Android e IOS.
0 Comentários