Advertisement

Guerra de fanboys: um marketing gratuito para as empresas


Imagem do comercial da Microsoft que satiriza essa guerra
"- A Samsung é melhor!
- Não a Apple é muito superior
- Nokia é Nokia
- A linha Xperia da Sony é muito superior"
ou até
" - Android é muito superior ao IOS, 
- IOS é muito melhor, Android lixo"

Sejam sinceros, quantas vezes vocês já devem ter escutado ao menos uma das frases em algum site de tecnologia? Certamente várias vezes, e você já parou para pensar que isso pode ser um marketing gratuito para as empresas? Vou separar esta matéria em vários pontos para uma melhor compreensão.

Marketing sem custo
Para que um produto chega ao conhecimento de um grande número de pessoas, geralmente as empresas de tecnologia são obrigadas a gastar milhões com propagandas de publicidades para que todos conheçam o seu novo produto. Mas com as guerras de fanboys, todo esse investimento é poupado, ao menos um pouco.

Pense bem, vamos simular uma situação: um jovem esta querendo comprar o seu primeiro smartphone e não conhece muito sobre o assunto, pois bem, ele entra em uma notícia sobre a Samsung e vai nos comentários e observa a seguinte frase: "Samsung é a melhor, qualquer smartphone é horrível se não for da samsung, só tive aparelhos desta marca e todos foram bons, as outros marcas são um lixo". Se formos levar em consideração que a pessoa não tem experiência sobre esse assunto, há uma grande chance dela acreditar e comprar apenas aparelhos da Samsung, e isso funciona com qualquer outra marca.

Comercial da Samsung sobre fanboys
Obrigado por divulgar o meu produto
Hoje é muito comum ver comerciais falando sobre os fanboys e,às vezes, até estimulando essa briga. Vou citar mais um exemplo hipotético sobre isso: suponhamos que outro jovem queira comprar um top de linha do mercado, mas não sabe qual comprar pois não conhece a maioria dos smartphones tops de mercado, ele entra em um fórum sobre smartphones e a maioria dos usuários escreve: "Apple é melhor, iPhone é o melhor, o resto é lixo. Já tive um iPhone e não troco por esses lixos de smartphones por aí", é claro que para uma pessoa sem experiência, frases como essa irão influenciar na comprar e fazer com que ele conheça o aparelho que ela jamais tinha ouvido falar.

Lembrando, isso é sem qualquer custo para as empresas e é por isso que muitas empresas estão adorando toda essa guerra que vários grupos de pessoas estão fazendo por elas.

E então o que vocês acham sobre isso? Deixe seu comentário.

Postar um comentário

0 Comentários